
O Bairro Estação de Franca, São Paulo, surgiu com a vinda da Companhia Ferroviária Mogyana. Foi a estação ferroviária quem deu nome ao Bairro Estação. Com o trem ficava mais fácil transportar as mercadorias, principalmente o café que estava em alta no Brasil. Franca foi de grande importância para a época cafeeira da região. Estação agregou armazéns e a produção do café fino.
A área comercial também foi intensificada na Estação. Foi lá que os francanos e imigrantes de minas gerais e outros países, como Itália, descobriram um meio de melhorar a qualidade de vida.
Foi na Estação também que as indústrias de calçados começaram a todo vapor, para darem nome à Franca, reconhecida até os dias aturais, como a Cidade do Calçado.
Sem contar no basquete. Foi no Clube dos Bagres, localizado entre o centro e a Estação, que os atletas marcaram as primeiras cestas.
O futebol amador também leva destaque. È na Estação que fica um dos clubes com mais títulos nos campeonatos amadores, o Esporte Clube Internacional.
E não podemos deixar de falar da parte cultural do bairro. A Praça Sabino Loureiro foi o ponto de encontros dos moradores por muitos anos. Momentos que ficaram marcados não só para os antigos moradores, mas para toda a cidade que ouviu muito falar das histórias das danças e serestas, onde homens ficavam de um lado da praça e mulheres do outro. Foi a época do saudosismo.
Mas por este site vocês vão poder reviver essas histórias através de fotos, e saber como está a atualidade. Ver que até os dias de hoje a população idosa do Bairro não deixou de buscar o saudosismo.
Uma das alternativas foi o "Bailão do Passarinho", que resgata a época da brilhantina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico grata pelo comentário